quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Calor sim, mas em um Litoral que é Pura Delicia



Faz calor, muito calor no Piauí. Esta é a opinião geral de quem o visita, começando pela capital, Teresina. Mas as temperaturas, que poucas vezes estão abaixo dos 30° C, com exceção das serras, são equivalentes ao grau das belezas que existem no Estado menos conhecido do Nordeste brasileiro. A meta é reverter esta situação. Esta é a disposição dos gestores do turismo.

“O turista saía dos Lençóis Maranhenses, passava pelo Delta do Parnaíba em direção a Jericoacoara, no Ceará, e vice-versa, sem ao menos se dar conta de que estava no Piauí“, reclama o prefeito da cidade de Parnaíba, a segunda maior do Estado (depois da capital), José Hamilton Castelo Branco.

Este município agora atua em consórcio turístico, por sinal o primeiro do País, com outras 12 cidades (entre Piauí, Maranhão e Ceará), divulgando a Rota das Emoções, um roteiro de três a quatro dias pelas três atrações naturais principais do litoral: os Lençóis, o Delta e Jericoacoara . Mas não é só o que o Piauí tem a oferecer.

O potencial inclui esportes de vento, como kitesurf e windsurf, praias (embora tenha o menor litoral da região), ecoturismo, arqueologia e parques. Fica lá o Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio da Humanidade (pela Unesco) e considerado o “berço do homem brasileiro“, por conta dos vestígios arqueológicos da presença humana, datada de milhares de anos, encontrados nas regiões da Capivara e no Parque das Sete Cidades.

Para 2009, o Piauí tem boas perspectivas. Operadoras italianas negociam com o Governo a criação de vôos charters. Eles devem coincidir com a reabertura do aeroporto de Parnaíba, a 356 km de Teresina, que ganhará (com obras em andamento) pista mais ampla, garantindo seu status de equipamento internacional.

Turismo para elevar a auto-estima do povo, gerar emprego e renda, é outra perspectiva do Estado. Quem for conferir, terá a certeza de que, apesar do extremo calor, há beleza e atração suficientes para que isto seja possível.

2 comentários:

José María Souza Costa disse...

Helder,o seu blog é interessante. Muito bom, estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles. estarei lá grato esperando por vc
www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

Aryel Castelo Branco disse...

Vi seu blog em Blogueiros do Piauí, conferi, gostei e já estou seguindo.
tudorosachok.blogspot.com